Uma comunidade viva em rede

A melhor forma de pensar uma paróquia é em rede. Quando cada nó, ou comunidade se fortalece na igualdade entre todas, e na ajuda mútua para fazer acontecer a evangelização de forma organizada e duradoura. Esta forma de ser igreja perpassa inclusive as comunidades-Igreja constituídas e as novas, os diversos grupos de Famílias e Capelinhas pelas ruas e localidades, bem como as forças vivas como pastorais e movimentos eclesiais.

Hoje é formada pelas comunidades-Igreja do Senhor Bom Jesus/Boa Vista, Senhor Bom Jesus/Cornélios, Perpétuo Socorro, Santo Antônio/Sanga Funda, São Cristóvão/ Olaria, N. Sra. Navegantes/Costa da Lagoa, Santa Rita, Arroio Bonito, Ressaco, Serraria, Julios.

História

A Capela dos Cornélios, a mais antiga, era em honra ao Senhor Bom Jesus, construída em 1913. Vinham rezar o Santo ofício o pe. Pedro de Osório e pe. Atanásio Horth de Maquiné. O comparecimento dos padres acima mencionados eram ocasiões especiais. Nos intervalos dessas ocasiões especiais. Nos intervalos dessas ocasiões, ministravam terços, novenas e outras rezas. Inicialmente pelo Sr. Francisco Maia que transmitiu seus dotes de religioso leigo ao sr. José Vergílio, ainda vivo.

O pe. Arno Andreoli chegou, recém ordenado a Terra de Areia em 05/02/1957 assumindo a Paróquia de Terra de Areia com as comunidades religiosas ligadas a ela. O pe. Arno foi um desbravador, desde os primórdios, levando a religiosidade as Capelas de Cornélios, Boa Vista, Sanga Funda e Bananeiras. Sua primeira Igreja era pequena de madeira construída lá pelos anos de 1954, depois foi construída a casa canônica, o salão paroquial, em terrenos doados pelo sr. Antônio Cardoso de Lima. O Salão Paroquial era amplo e contornava a pequena e antiga igreja que foi desativada, até chegar aos nosso dias, com nossa majestosa igreja matriz e seu amplo Salão de Festas.

O Pe. Arno fazia sua peregrinação, usando como meio de transporte cavalo, charrete, bicicleta e um antigo motociclo, quando não até mesmo de a pé. A título de curiosidade, a festa do abacaxi, teve seu início na igreja católica para expandir o produto que mais tarde foi assumido pela Prefeitura Municipal. A Paróquia sempre primou pela formação religiosa, cultural e moral das comunidades abrangidas, acima mencionadas, mais as novas criadas na Serra do Pinto, comunidade de São Valentin, Arroio Grande, Bananeiras, Arroio do Padre, Vila Nova, Linha Bernardes, Três Pinheiros, Costa do Morro, Olaria, Serraria, Arroio Bonito, Espigão. Muitas destas hoje pertencentes a outras paróquias devido a última divisão paroquial da diocese que considerou os limites civis, dos novos municípios.

Após a aposentadoria do Pe. Arno que continuou a conviver na Paróquia até sua Páscoa eterna em 2014. Outros padres serviram o Povo de Deus nesta Paróquia: Pe. Ildomar Danellon(2004), Pe. Gibrail Wallendorf (2005-2006), Pe. Luis Santin(2006-2011), Pe. Ceverino Cracco(2012-2020).

Atualmente, Pe. Fabrício Raupp Alves é o pároco.

Fonte de pesquisa: escrito avulso de Carlos Cardoso – advogado e tradicionalista ligado ao MTG.